A irritação pode fazer parte da vida de qualquer ser humano, inclusive dos que mais aparentam calma. Viver em sociedade significa lidar com diversas questões no dia a dia, que muitas vezes fogem do controle. Sentir irritação, portanto, é normal até certo ponto, desde que não acarrete em problemas de saúde. Em outras situações, essa sensação pode desencadear problemas mais graves como o estresse e a ansiedade.
Em algumas situações sentir irritação pode significar que algo não vai bem no organismo. Boa parte do estresse crônico pode estar relacionado com problemas hormonais. É por isso que durante a tensão pré-menstrual, a famosa TPM, as mulheres ficam muito mais irritadas que o normal. Acontece que muitas mulheres, possuem essa sensação mesmo fora do período da TPM. Por isso, é importante investigar se não há um desequilíbrio hormonal.
Além desta questão fisiológica, a irritação pode indicar também distúrbios de origem mental. Problemas como a depressão e a ansiedade também têm como um dos sintomas a irritabilidade excessiva. A depressão, por exemplo, afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além da apatia, tristeza e cansaço, a irritação é um dos sintomas desta doença. Pessoas que sofrem o tempo todo com este sintoma devem investigar se há alguma doença envolvida.
Sentir irritação o tempo todo não é normal em uma pessoa saudável. Isso porque este tipo de sensação é incompatível com a qualidade de vida. Além do desgaste emocional, a irritação pode causar diversos distúrbios no organismo. Isso acontece porque o estresse libera mais toxinas no corpo, além do hormônio conhecido como cortisol. O cortisol em doses elevadas é extremamente danoso para o funcionamento do organismo.
Há ainda um fator social importante que não pode ser esquecido. Pessoas muito irritadas tendem a se isolar socialmente. É difícil conviver com uma pessoa que está sempre reclamando ou se queixando de algo. Por isso, as pessoas próximas do seu convívio social podem se afastar, causando ainda mais sofrimento para o indivíduo.
Para superar a irritação é importante tomar algumas medidas que ajudam a aliviar a mente. O autoconhecimento ajuda a identificar quais são os motivos que irritam. Quando estes motivos são facilmente identificáveis é possível trabalhar para romper ou lidar melhor com a situação.
Além disso, é importante praticar atividades físicas, que ajudam a equilibrar o organismo. Os exercícios ajudam a liberar hormônios ligados a sensação de bem-estar, como a endorfina. É interessante também dedicar um tempo para o autocuidado. Praticar uma atividade que dê prazer pode ser uma boa forma de eliminar a irritação do dia a dia.
Nervocalm WP LAB® também é um aliado no tratamento da irritação e outros problemas como a ansiedade leve e insônia.
NERVOCALM SEGUE AS DETERMINAÇÕES DA:
WP LAB INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
CNPJ: 76.440.528/0005-43
Rua Anne Frank, 3246 | Boqueirão | Curitiba/PR | CEP: 81650-020
Fone: (41) 3013-6464 | E-mail: [email protected]
Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00
Responsável Técnica: Carolina Cristina da Silva Braz – CRF/PR 25.817
Licença Sanitária nº 01.235/2020 | Autorização de Funcionamentonº 0.92942.3
Copyright 2023 Nervocalm WP LAB® - Todos os direitos reservados.